Limites e possibilidades da impressão 3D como ferramenta em abordagens STEAM no ensino de Biologia: um estudo de caso
Resumen
A preparação de alunos para atuar com soluções criativas nas carreiras científicas e tecnológicas é um dos objetivos principais da educação do século XXI. O modelo STEAM integra inúmeras disciplinas e usa a arte e a tecnologia na criação de soluções inovadoras, além de desenvolver uma base matemática e científica nos estudantes. Como diversos assuntos de ciências biológicas são tratados de forma abstrata, como as realidades microscópicas (ex.: citologia), o uso de modelos seria uma alternativa para promover a aprendizagem significativa de maneira associativa. O citoesqueleto que mantém o formato das células, por meio de proteínas específicas localizadas logo abaixo da membrana plasmática, é um exemplo de tema abstrato. Essas proteínas formam arranjos similares aos domos geodésicos de Buckminster Fuller, de forma que a construção e a compreensão de um modelo de citoesqueleto para o ensino de citologia não envolveria apenas o conhecimento biológico, mas também matemático, de engenharia civil e de tecnologias. No ambiente de trabalho nas últimas décadas, ferramentas de design em computador e impressão em 3D, em específico, tiveram uso crescente, justificando a inclusão dessas ferramentas em sala de aula. Com base nisso, apresentamos um estudo de caso de abordagem STEAM, com design e impressão 3D, na facilitação do ensino de tema abstrato de Biologia envolvendo o citoesqueleto celular. Realizamos esse estudo em turmas do primeiro ano do ensino médio do Instituto Federal de Brasília, Campus Samambaia. Em seguida, discutimos as vantagens e as desvantagens do uso dessa ferramenta no ambiente escolar, bem como formas de popularizar o uso da impressão 3D em sala de aula, treinando professores da rede pública, por exemplo.
Publicado
2021-03-23
Cómo citar
Dias Ledo, R. M., & Petrônio Leite da Silva, C. (2021). Limites e possibilidades da impressão 3D como ferramenta em abordagens STEAM no ensino de Biologia: um estudo de caso. REVISTA EIXO, 10(1), 23-35. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i1.771
Sección
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).