O trabalho do pedagogo na Educação Profissional do Instituto Federal de São Paulo
Resumen
A docência não é o único campo de atuação para os graduados em pedagogia. Por se tratar de um especialista em educação, o pedagogo pode exercer diferentes papéis na área. Uma das possibilidades de atuação é na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), importante modalidade da educação brasileira, a qual passou por uma significativa expansão, especialmente a partir do final do ano de 2008, com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Nesse contexto, o artigo busca analisar os principais desafios enfrentados por pedagogos que atuam no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e as possíveis relações entre as estratégias adotadas por esses profissionais para o enfrentamento das dificuldades e sua formação inicial. A pesquisa se justifica pela escassez de estudos sobre o trabalho dos pedagogos na EPT, em especial nos IFs, principalmente estudos que estabeleçam relações entre os desafios que enfrentam no seu cotidiano laboral e sua formação inicial. Primeiramente, efetuou-se uma revisão bibliográfica contando-se com as contribuições de recentes pesquisas sobre o trabalho do pedagogo na modalidade em questão, particularmente a partir de Gonçalves, Abensur e Queiroz (2009); Brandt et al. (2014); Almeida e Azevedo (2015); Carrijo, Cruz e Silva (2016). Já a pesquisa empírica se deu por meio da aplicação de questionário. Os dados apontam, entre outros elementos, para o fato de os pedagogos possuírem maiores dificuldades na relação com docentes e gestores; além disso, a maioria dos pedagogos, mais de 80%, declarou que não teve, durante a graduação, nenhuma discussão ou disciplina que contemplasse a EPT.
Publicado
2020-10-26
Cómo citar
Oliveira, W. L. de, & Fonseca, T. C. D. da. (2020). O trabalho do pedagogo na Educação Profissional do Instituto Federal de São Paulo. REVISTA EIXO, 9(3), 52-63. https://doi.org/10.19123/eixo.v9i3.735
Sección
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).