A batalha do queijo: um estudo sobre os dilemas da produção de queijo artesanal na Serra da Canastra
Resumen
Este trabalho teve início a partir de uma visita técnica ao IFMG- Campus Bambuí, localizado em um dos municípios que fazem parte da microrregião da Serra de Canastra, MG. O convite partiu em função de um workshop para capacitação dos membros do GEBIER (Grupo de Estudos sobre Cerveja, projeto de extensão que desenvolve trabalhos na área de produção de cerveja artesanal, com estudantes, técnicos e docentes dos cursos relacionados a área de alimentos no Campus). Durante a visita, fomos levados para conhecer diversas queijarias da Canastra, que produzem o queijo artesanal típico da região e tivemos oportunidade de conversar com alguns produtores de queijo. A partir deste contato inicial, tivemos oportunidade de ouvir as histórias, aprender sobre este produto (o queijo artesanal da Canastra) e ouvir as queixas dos produtores de queijo sobre suas dificuldades e barreiras na produção e distribuição do seu produto. Desta forma, este artigo visa abordar os dilemas em torno do queijo da Canastra, especialmente as questões que envolvem o imbróglio travado entre as demandas dos quejeiros e a legislação pertinente
Publicado
2019-05-24
Cómo citar
Rotolo, T. de M. S. (2019). A batalha do queijo: um estudo sobre os dilemas da produção de queijo artesanal na Serra da Canastra. REVISTA EIXO, 8(1). https://doi.org/10.19123/eixo.v8i1.703
Sección
DOSSIÊ 2
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).