TRANSVALORAÇÃO DO CORPO DOCENTE: NOVAS ABERTURAS EM TEMPOS DE IMERSÃO TECNOLÓGICA
Resumen
Este artigo visa contribuir com a discussão acerca da inclusão digital na educação demonstrando que esta pode produzir uma educação libertária e superar discussões de senso comum que incorporam a tecnologia como um mal em si ou um bem em si. Dirigimos nossa atenção para a tecnologia como ferramenta ou ponto de partida para a emancipação de estudantes por meio da educação.Citas
DEMO, Pedro. “Tecnofilia” & “Tecnofobia”. Boletim Técnico do Senac: a Revista da Educação Profissional, Rio de Janeiro, v. 35, n. 1, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/251>. Acesso em: 20 jun. 2017.
SÃO PAULO (Estado). Lei Estadual nº 12.430/07, dispõe sobre uso de celulares em sala de aula. Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, SP, 2007. Disponível em: <http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2007/lei-12730-11.10.2007.html>. Acesso em: 28 jun. 2017.
SANTAELLA, Lucia. Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia, Bakhtiniana, São Paulo, 9 (2): 206-216, ago./dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bak/v9n2/a13v9n2.pdf. Acesso em: 20 jun. 2017.
______. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
VALENTE, José Armando. Uso da Internet em sala de aula. Educar em Revista. Curitiba, n. 19, p. 131-146, 2002. Ed. UFPR. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/article/viewArticle/2086>. Acesso em: 16 jun. 2017.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).