INTEGRAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: NOVOS DESAFIOS PARA O DISTRITO FEDERAL
Resumen
Em consonância com as mudanças sociais, o sistema de ensino público ou o privado devem oferecer aos jovens oportunidades educacionais que lhes permitam desenvolver novas capacidades de saber, de trabalhar e de se relacionar, mostrando a importância da autonomia, do entusiasmo e da criatividade no processo de ensino-aprendizagem. A reorganização do ensino médio abriu novas perspectivas, uma vez que a formação técnica profissional de nível médio passou a ser um dos itinerários formativos possíveis para o novo modelo de ensino. No entanto, essa inovação integradora (ensino médio + educação profissional) traz a necessidade de profundas reflexões, cujos desafios precisam ser discutidos e superados, sob pena dessa inovação não se converter em transformação efetiva, tornando-se numa mera mudança de roupagem que atende apenas às plataformas políticas, distante da concepção pedagógica de preparar o estudante para tornar-se um vetor transformador da sociedade, com consciência plena de sua cidadania. O resultado dessa integração vai muito além de simplesmente adequar as matrizes curriculares do ensino médio e da educação profissional, mesclando os componentes curriculares e suas respectivas cargas horárias. O objetivo deste artigo foi, portanto, realizar uma análise preliminar dos desafios, para que a integração do novo ensino médio com a educação profissional possa ocorrer de forma plena e efetiva.Citas
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar 2015. Disponível em: <http://www.portal.inep.gov.br/web/guest/boletim-censo-escolar>.
______. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Curricular Comum 2018. Disponível em: <http://www.basenacionalcomum.mec.gov.br/bncc-ensino-medio>.
COSTA, A. M. R. Integração do ensino médio e técnico: Percepções de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. IFPA/Campus Castanhal. 2012. 118 f. Dissertação (mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Subsecretaria de Educação Básica. Coordenação de Políticas Educacionais para Juventude e Adultos. Diretoria de Ensino Profissional. Orientações Pedagógicas da Integração da Educação Profissional com o Ensino Médio e a educação de Jovens e Adultos. Brasília, DF: SEEDF, 2014.
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Subsecretaria de Educação Básica. Coordenação de Políticas Educacionais para Juventude e Adultos. Diretoria de Ensino Médio. Coleção Ensino Médio em Debate: textos para Discussão de uma Nova Arquitetura do Ensino Médio no DF. Volume 2: Perspectivas para a nova arquitetura do Ensino Médio. Brasília-DF: SEEDF, 2018.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).