AFIXOS DA MARGEM ESQUERDA: REFLEXÕES SOBRE PREFIXAÇÃO EM UM DOCUMENTO DO SÉCULO XIV
Resumen
Sobre os diversos processos de formação de palavras em língua portuguesa, o trabalho se debruça sobre a prefixação, a qual não possui critérios bem estabelecidos para a definição e classificação, quer seja em gramáticas normativas ou em manuais de morfologia. Frequentemente, encontramos elementos morfológicos afixados à esquerda de um determinado vocábulo, provocando ou não alteração no seu significado. Logo, percebe-se que tais “partículas” linguísticas não possuem um comportamento homogêneo, fazendo-se necessário propor uma nova classificação que não se resuma apenas a prefixo. Esse artigo dedica-se uma nova classificação a partir de vocábulos retirados de um corpus linguístico do português do século XIV.
Publicado
2012-12-21
Cómo citar
Gomes, L. H. A., & Souza, H. F. C. e. (2012). AFIXOS DA MARGEM ESQUERDA: REFLEXÕES SOBRE PREFIXAÇÃO EM UM DOCUMENTO DO SÉCULO XIV. REVISTA EIXO, 1(2), 41-56. https://doi.org/10.19123/eixo.v1i2.62
Sección
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).