Escritura no espaço: texto de representação e a dupla força sobre o corpo
Resumen
Este artigo relaciona o conceito de texto de representação, de Richard Schechner, aos princípios de escritura presentes na École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq. Desse diálogo conceitual busca-se uma ampliação do conceito de dramaturgia, compreendo-o como a tessitura das ações de uma representação. Essa concepção é fundamental para o intérprete que elabora seu texto de representação, no contexto do teatro contemporâneo, pois esse texto só se realiza no fazer, a partir da interação dos vários elementos que configuram a cena, sendo o corpo a melhor maneira de se interagir.Citas
ALMEIDA, A. A. Máscara: estratégia de composição física em texto de representação. 2013; 110f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade de Brasilia, Brasilia. 2013.
ARTAUD, A. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BARBA, E. Além das ilhas flutuantes. Campinas, SP: Ed. da UNICAMP/HUCITEC, 1991.
_______; SAVARESE, N. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. Campinas, SP: Ed. da UNICAMP/HUCITEC, 1995.
FÉRAL, J. Théorie et pratique du théâtre: au-delà des limites. Montpellier: L’Entretemps, 2011.
FREIXE, G. Les utopies du masque sur les scènes européennes du XXème siècle. Montpellier: L’Entretemps, 2011.
_______. La Filiation Copeau, Lecoq, Mnouchkine: une lignée théâtrale du jeu de l’acteur. Lavérune: L’Entretemps, 2014.
LECOQ, J. Le corps poétique: un enseignement de la création théâtrale. Paris: Actes Sud-Papiers, 1997.
_______. Rôle du masque dans la formation de l’acteur. In: ASLAN, O.; BABLET, D. (Org.). Le masque du rite au théâtre. Paris: CNRS EDITIONS, 1999.
MNOUCHKINE, A. Le masque, une discipline de base. In: ASLAN, O.; BABLET, D. (Org.). Le masque du rite au théâtre. Paris: CNRS EDITIONS, 1999.
_____. Ariane Mnouchkine. Dirigé par Béatrice Picon-Vallin. Paris: Actes Sud – Papiers, 2009.
PEACOCK, R. A arte do drama. Trad. de Barbara Heliodora. São Paulo: Realizações Editora, 2011.
SCHECHNER, Richard. Performance: expérimentation et théorie du théâtre aux USA. Montreuil, THÉÂTRALES, 2008.
_______. Treinamento Intercultural. In: BARBA, E.; SAVARESE, N. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. Campinas, SP: Ed. da UNICAMP/HUCITEC, 1995.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).