ANÁLISE DE ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS
Resumen
O objetivo deste estudo foi avaliar alguns aspectospedagógicos da educação profissional técnica de nível médio dos novos câmpus doInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Foramanalisados oito eixos temáticos: a) Instalações,materiais e equipamentos, b) Relação do curso com a missão institucional doIFMG e com o setor produtivo, c) Organização didático-pedagógica, d) Corpodocente e administrativo, e) Formação inicial e continuada, f) Avaliação, g)Evasão e reprovação e h) Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Dessesoito eixos, três foram escolhidos para o presente trabalho: a) Organização didático-pedagógica,b) Formação inicial e continuada e c) Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso.Para isso, a metodologia de pesquisa utilizada foi quanti-qualitativa e acoleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com osgestores dos câmpus. Os dados coletados foram analisados à luz de produçõescientíficas sobre educação profissional no Brasil. Os resultados indicam que ostrês elementos investigados estão funcionando bem no IFMG, o que aponta para aqualidade dos serviços prestados à sociedade. Apesar da “boa” nota recebida noseixos analisados, foram observados pontos negativos em todos os câmpus,evidenciando que melhorias podem ser feitas.
Publicado
2014-12-23
Cómo citar
de Oliveira, W. L. (2014). ANÁLISE DE ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS. REVISTA EIXO, 3(2). https://doi.org/10.19123/eixo.v3i2.122
Sección
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).