A percepção dos discentes de Gestão Pública sobre ingresso e permanência no mundo do trabalho

  • Raphael de Lima Carvalho Moraes Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília
  • Raíssa Moreira Pompeu O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - Campus Brasília
  • Flávia Furtado Rainha Silveira O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - Campus Brasília

Resumen

Na Era da Informação, as mudanças rápidas e o incremento de novas tecnologias tem refletido em exigências cada vez maiores, por competências calcadas na inovação, criatividade, resolutividade, aprendizagem constante, entre outras. Com isso, a Administração Pública vem tentando aprimorar as suas práticas, tanto para fazer jus ao novo perfil de cidadão usuário, quanto para atender às demandas dos agentes públicos, que trabalham e atendem as demandas desses cidadãos. O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CSTGP pode ser compreendido como uma tentativa de profissionalizar os servidores públicos, visto que visa contribuir com a formação de profissionais para atuarem nas diferentes esferas e segmentos da Gestão Pública. Esse trabalho tem como objetivo analisar se os estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília se sentem preparados para ingressar e permanecer no mercado de trabalho. Os resultados indicam que 70% dos alunos se sentem preparados para atuar na área. Ainda, os estudantes informaram que o curso contribuiu positivamente para a sua empregabilidade na área. Sendo assim, os alunos percebem que a formação no referido curso do Instituto Federal de Brasília está cumprindo com o seu objetivo. Já outros, relatam que a Pandemia por Covid-19 prejudicou os seus estudos e a sua empregabilidade.
Publicado
2023-07-26
Cómo citar
de Lima Carvalho Moraes, R., Moreira Pompeu, R., & Furtado Rainha Silveira, F. (2023). A percepção dos discentes de Gestão Pública sobre ingresso e permanência no mundo do trabalho. REVISTA EIXO, 12(2), 129-138. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i2.1098