AUTOGESTÃO DO TRABALHO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO:
POSSIBILIDADE OMNILATERAL PARA A EPT.
Resumen
Com este estudo foi possível analisar a dimensão pedagógica do trabalho enquanto princípio educativo, abordando as conceituações e possibilidades de educação não formal e informal. O principal objetivo foi tentar compreender como tais elementos se reproduzem em espaços laborais autogestionários, no intuito de encontrar contribuições para a formação omnilateral na Educação Profissional e Tecnológica - EPT. A metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica em livros e periódicos científicos acerca do tema. Ao final, concluiu-se que os espaços autogestionários de trabalho possuem relevante potencial pedagógico com características próprias de espaços não formais e informais de educação, e contribuem para construir conhecimentos junto aos trabalhadores, especialmente acerca dos processos de produção e organização laboral. Contribuem para o controle cooperativo, utilizando o trabalho autogestionário enquanto princípio educativo dos procedimentos e valores da autogestão do trabalho. Tais achados compreendem elementos relevantes para a formação omnilateral de discentes da EPT, uma vez que estes se formam para o mundo do trabalho.
Publicado
2023-07-26
Cómo citar
Rafael Rodrigues de Sousa Frois, & Keila Lima Sanches. (2023). AUTOGESTÃO DO TRABALHO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO:. REVISTA EIXO, 12(2), 61-71. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i2.1058
Sección
ARTIGOS
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