A AFETIVIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL: A ATUAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA (IFB)

  • Madelon Araújo Nascimento Instituto Federal de Brasília
  • Marcos Ramon Gomes Ferreira Instituto Federal de Brasília - IFB

Resumen

Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, do Instituto Federal de Brasília (IFB). Por meio deste estudo buscou-se investigar a questão da afetividade nos espaços educativos de escuta aos estudantes e aos seus demais membros que atuam no Ensino Médio Integrado (EMI). À luz desse objetivo, procurou-se analisar como a afetividade permeia as estratégias utilizadas pelos servidores técnicos no acolhimento aos membros institucionais e se é favorecida no processo das suas relações humanas. Para tanto, foram entrevistados docentes e servidores técnicos do IFB, Campus Brasília e construído, como produto educacional para o desenvolvimento de práticas mais afetivas na Educação Profissional e Tecnológica, um e-book a respeito da temática tratada e baseado na realidade da comunidade pesquisada. Concluiu-se, por meio da análise descritiva dos dados, que aspectos ligados à afetividade foram determinantes para a construção do sentido do trabalho e para a qualidade das relações humanas no contexto educacional.

Biografía del autor/a

Madelon Araújo Nascimento, Instituto Federal de Brasília
Mestranda do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFB)
Marcos Ramon Gomes Ferreira, Instituto Federal de Brasília - IFB
Doutor em Comunicação. Professor de Filosofia do Instituto Federal de Brasília. Pesquisador nas áreas de Filosofia da Arte, Comunicação e Cibercultura.
Publicado
2023-03-29
Cómo citar
Araújo Nascimento, M., & Ferreira, M. R. G. (2023). A AFETIVIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL: A ATUAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA (IFB). REVISTA EIXO, 12(1), 71-81. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i1.1023

Artículos más leídos del mismo autor/a