A AFETIVIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL: A ATUAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA (IFB)
Resumen
Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, do Instituto Federal de Brasília (IFB). Por meio deste estudo buscou-se investigar a questão da afetividade nos espaços educativos de escuta aos estudantes e aos seus demais membros que atuam no Ensino Médio Integrado (EMI). À luz desse objetivo, procurou-se analisar como a afetividade permeia as estratégias utilizadas pelos servidores técnicos no acolhimento aos membros institucionais e se é favorecida no processo das suas relações humanas. Para tanto, foram entrevistados docentes e servidores técnicos do IFB, Campus Brasília e construído, como produto educacional para o desenvolvimento de práticas mais afetivas na Educação Profissional e Tecnológica, um e-book a respeito da temática tratada e baseado na realidade da comunidade pesquisada. Concluiu-se, por meio da análise descritiva dos dados, que aspectos ligados à afetividade foram determinantes para a construção do sentido do trabalho e para a qualidade das relações humanas no contexto educacional.
Publicado
2023-03-29
Cómo citar
Araújo Nascimento, M., & Ferreira, M. R. G. (2023). A AFETIVIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL: A ATUAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA (IFB). REVISTA EIXO, 12(1), 71-81. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i1.1023
Sección
ARTIGOS
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