MODELAGEM MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DA TEORIA DOS CONJUNTOS FUZZY NO ENSINO MÉDIO

  • Aline Silvestre Borges Silvestre Universidade Federal de Uberlândia
  • Rosana Sueli da Motta Jafelice Universidade Federal de Uberlândia
  • Marcelo Melazzo Rodrigues
  • Carlos Eugênio Pereira Universidade Federal de Uberlândia

Abstract

O trabalho propõe a introdução da teoria dos conjuntos fuzzy no Ensino Médio, com base na análise de problemas, a partir do pensamento intuitivo sobre o rompimento de uma barragem de rejeitos, bem como desenvolver e aplicar atividades interativas em sala de aula, com o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação. No primeiro momento, será revisado o conteúdo de conjuntos numéricos. A aplicação de um jogo elaborado no software livre RPG Maker será feita para avaliar a compreensão dos conteúdos dos conjuntos numéricos e, posteriormente, dos conjuntos fuzzy. Em seguida, será abordada a lógica fuzzy e evidenciadas as principais diferenças com a lógica matemática. Assim, o conceito de conjuntos fuzzy e as operações desses conjuntos são introduzidas através de gráficos construídos no software livre Geogebra. A fim de dar continuidade ao estudo sobre a teoria apresentada, será elaborado, juntamente com os estudantes e um especialista na área de hidráulica e saneamento, um Sistema Baseado em Regras Fuzzy, utilizando o software livre FisPro, que controla o risco de rompimento ou risco de vazamento de rejeitos da barragem.  Uma maquete em acrílico foi construída com um protótipo de barragem, com o auxílio de uma impressora 3D. Para finalizar, os estudantes interagem, através de um smartphone, com o sensor colocado na barragem 3D, inserindo dados das variáveis de entrada do Sistema Baseado em Regras Fuzzy, e dependendo do valor de saída deste sistema, a barragem de forma fictícia irá romper uma quantidade de bolinhas coloridas em gel, que representa os rejeitos.  
Published
2022-06-28
How to Cite
Silvestre, A. S. B., Rosana Sueli da Motta Jafelice, Marcelo Melazzo Rodrigues, & Carlos Eugênio Pereira. (2022). MODELAGEM MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DA TEORIA DOS CONJUNTOS FUZZY NO ENSINO MÉDIO. REVISTA EIXO, 11(2), 66-76. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i2.942