AVALIAÇÃO DE IMPACTO DO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA APLICADA AO IFB
Abstract
Embora existam experiências diversas de avaliação de egressos, não há um modelo nacional integrado que permita avaliar os resultados das ações dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica em relação à sua missão institucional. Neste artigo, procuramos contribuir para preencher essa lacuna, apresentando uma pesquisa de avaliação de egressos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFB. Desenvolvida em 2019, a metodologia foi testada por meio de um piloto realizado no Campus São Sebastião (CSSB) em fevereiro de 2020, permitindo comparar egressos do IFB (grupo de análise) com jovens com perfil semelhante, que se inscreveram no processo seletivo, mas não foram sorteados (grupo de controle). Avaliamos o impacto que ter frequentado o IFB-CSSB tem sob três dimensões – educação, empregabilidade e expectativas. Os resultados foram coerentes, indicando que egressos dos cursos técnicos do IFB-CSSB iniciam a graduação em maior frequência (62,5%, contra 37,6% do grupo de controle), têm menores taxas de desemprego (41,2% contra 61,5%) e avaliam melhor sua instituição (9,4 numa escala de 0 a 10, contra 7,5 do grupo de controle). Dado o baixo número de observações, sugere-se a aplicação da pesquisa em amostras maiores para se ter resultados mais significativos.
Published
2022-06-28
How to Cite
Bertucci, J., de Oliveira Figueiredo dos Santos, J., Caroline Carvalho dos Santos, E., Henrique Isaac Silva, P., & Rodrigues da Silva, J. (2022). AVALIAÇÃO DE IMPACTO DO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA APLICADA AO IFB. REVISTA EIXO, 11(2), 49-56. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i2.936
Section
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).