Primeiro limpe, depois coma – registro do ataque de um bando de pica-paus-brancos a um ninho de vespas sociais
Abstract
Bandos de pica-paus-brancos (Melanerpes candidus, Picidae) atacam ninhos de vespas sociais para se alimentar de larvas, mas este comportamento foi poucas vezes descrito em detalhes. O presente estudo de caso tem por objetivo mostrar o registro detalhado do ataque de um bando de pica-paus-brancos a um ninho urbano de vespas sociais (Polybia sp, Vespidae). Os dados fornecidos podem ser úteis para estudos sobre controle biológico de vespas sociais, acidentalmente nocivas a humanos em ambientes urbanos. Amostragem ad libitum e observação sequencial a partir de um ponto fixo foi a metodologia usada. No bando, composto por seis machos, um indivíduo fez a abordagem inicial. Ele removeu grande parte das vespas da superfície do ninho sem sofrer contra-ataque. Os membros do bando fora da ação vocalizaram sem parar no entorno, à distância. O número de aves que efetivamente atacou o ninho e se alimentou de larvas foi limitado pelo espaço em sua superfície superior. Três aves alimentaram-se simultaneamente. Cada pica-pau fez seu próprio buraco no ninho para consumo de larvas. Não houve revezamento, conflito ou disputa para a exploração do recurso alimentar. Dois outros relatos de ataques de pica-paus-brancos a ninhos de vespas sociais mostraram semelhanças e diferenças, geraram novas questões e, sobretudo, mostraram a necessidade da publicação de um maior volume de relatos de casos.
Published
2021-12-06
How to Cite
Rossetto, E. de S. (2021). Primeiro limpe, depois coma – registro do ataque de um bando de pica-paus-brancos a um ninho de vespas sociais. REVISTA EIXO, 10(3), 41-48. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i3.890
Section
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).