Formação profissional: primeiras linhas sobre a efetividade da aplicação da Lei 12.711 de 2012 no Instituto Federal de Brasília - IFB
Abstract
acesso à educação no Brasil ainda é um tema que nos conduz a uma reflexão para as desigualdades sociais em nosso país. Ao somar essa discussão a questões relacionadas às políticas públicas voltadas a garantir o direito de acesso a grupos historicamente excluídos tende cada vez mais a esse direcionamento. Por isso, este trabalho são primeiras linhas direcionadas a contribuir com as ponderações sobre a efetividade da implementação das reservas de vagas, no Instituto Federal de Brasília – IFB, destinadas aos egressos de escolas públicas, à população preta, parda e indígena e pessoas com deficiência sendo essas reservas somadas ou não a critérios de vulnerabilidade social pelo fator renda. O Instituto Federal de Brasília, compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e é uma instituição pluricurricular e multicampi que atua na formação básica, técnica e tecnológica, oferecendo cursos de qualificação profissional, técnicos, de graduação e pós-graduação. As reservas de vagas para essa instituição são de caráter obrigatório determinado pela Lei 12.711 de 29 de agosto de 2011, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Esse documento é um marco na história das políticas públicas voltadas para ações afirmativas na democratização ao acesso à educação pública por populações historicamente discriminadas.
Published
2019-06-04
How to Cite
Cândida Frasão Vieira, C. (2019). Formação profissional: primeiras linhas sobre a efetividade da aplicação da Lei 12.711 de 2012 no Instituto Federal de Brasília - IFB. REVISTA EIXO, 8(1). https://doi.org/10.19123/eixo.v8i1.698
Section
DOSSIÊ 1
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).