CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS DISCURSOS COREOGRÁFICOS DOS BLOCOS AFRO ILÊ AIYÊ, OLO DUM, MALÊ DEBALÊ E BANKOMA

  • Nadir Nóbrega Oliveira

Abstract

Este trabalho foi tecido pelas minhas experiências nos blocos afrosIlê Aiyê, Olodum, Malê Debalê e Bankoma. Estes blocos fundados em territórios fecundados por patrimônios de valores e linguagens milenares afro-brasileiro aprenderam e ensinaram a fazer arte, cultura, cidadania e alterar as vidas de muitos jovens também pela tradição oral nesta minha cidade, Salvador, bastante conhecida pelo seu contexto de festas, de danças, de gestos e de movimentos, com uma população negra em torno de 72%. Eu faço parte dela, tentando acompanhar as mudanças culturais estimuladas pelo avanço tecnológico, pelas relações comerciais e educacionais contemporâneas.

References

MARTINS, Suzana. A dança de Yemanjá Ogunté sob a perspectiva

estética do corpo. Salvador: EGBA, 2008.

OLIVEIRA, Nadir Nóbrega. Agô Alafiju, Odara! A presença

de Clyde Morgan na Escola de Dança da Universidade Federal

da Bahia, de 1971 a 1978. Salvador. Fundação Pedro

Calmon, 2007.

______. Dança afro-sincretismo de movimentos. Salvador:

EDUFBA. 1991.

______. Sou negona, sim senhora! Um olhar nas práticas

espetaculares dos blocos afro Ilê Aiyê, Olodum, Malê

Debalê e Bankoma no carnaval soteropolitano. Maceió.

GRAFMARQUES. 2017.

SILVA, Eliana Rodrigues. Dança e pós-modernidade. Salvador:

EDUFBA, 2005.

SUTTON, Valerie. Sutton Movement Shorthand Writing

Dance. Pan American and Universal Copyrights Secured,

THOMPSON, Robert F. African Art in Motion. California:

University of California Press, 1984.

WELSH-ASANTE, Kariamu. African Dance. USA: Chelsea

House Publishers. 2004

VIANNA, Hildegardes. A Bahia já foi assim. 3. Ed. Salvador:

Editora FG Ltda., 2000.

SignWriting® Site. Sign Languages are written languages! Disponível

em: http://www.signwriting.org. Acesso em: 09 jan.

MÚSICAS

Letras Ilê Aiyê. Disponível em: http://letras.terra.com.br/

ile-aiye/. Acesso em: 09 jan. 2011.

Published
2017-11-28
How to Cite
Nóbrega Oliveira, N. (2017). CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS DISCURSOS COREOGRÁFICOS DOS BLOCOS AFRO ILÊ AIYÊ, OLO DUM, MALÊ DEBALÊ E BANKOMA. REVISTA EIXO, 6(2), 104-114. https://doi.org/10.19123/eixo.v6i2.522