ARTE E HUMANIZAÇÃO NA ESTÉTICA DE LUKÁCS
Abstract
A apresentação de uma ampla conceituação da arte e sua função é central na obra crítica do filósofo húngaro Georg Lukács. Compreendendo a arte como forma de conhecimento do mundo, importa também para ele distinguir dois tipos de reflexo da realidade: o estético e o científico. Coerente com o materialismo histórico e dialético, Lukács entende a história como o grande caminho do homem e suas transformações que, a despeito da proclamada evolução, também seguiram o curso da desumanização a partir das redes de opressão e fetichismo criadas pelo capitalismo. Ainda que diretamente ligada ao mundo objetivo, a arte manifesta a subjetividade humana, e, mesmo que passível de também ser transformada em mercadoria, possui condições de apontar um caminho para que o homem reconheça a si mesmo como parte de uma universalidade.References
ADORNO, Theodor W. Teoría estética. Título original: Asthetische
Theorie. Tradução de Fernando Riaza. Espanha: Hyspanamerica, 1984.
ARISTÓTELES. Poética. Tradução de Ana Maria Valente. Lisboa:
Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
BARROS, Manoel de. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.
BASTOS, Hermenegildo. Literatura como trabalho e apropriação –
um esboço de hermenêutica. Remate de Males, Campinas, 28 (2),
jul./dez, 2008. Disponível em <http://www.iel.unicamp.br/ojs-234/index.php/remate/article/view/861>. Acesso em: 12 jul. 2014.
LUKÁCS, Georg. Estética. Vol. 1. I. – La peculiaridade do estético.
Tradução de Manuel Sacristán. Barcelona/México: Grijalbo, 1972.
______. Estética vol. 2. I. – La peculiaridade do estético. Tradução
de Manuel Sacristán. Barcelona/México: Grijalbo, 1972.
SHCILLER, Friedrich. A educação estética do homem (cartas).
Tradução de Roberto Schwarz e Márcio Suzuki. Iluminuras: São
Paulo, 2002.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).