EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: UMA CONEXÃO ENTRE A EDUCAÇÃO E A TECNOLOGIA

  • Janyne Araújo
  • Meiriane Dias
  • Antônio Tomasi

Abstract

Em cada fase de desenvolvimento da sociedade surgem novas demandas de formação profissional para atender aos requisitos que se apresentam nos âmbitos sociais e profissionais. Num tempo em que existe abertura para as expansões tecnológicas, constantes recursos são inseridos no cotidiano das pessoas mostrando demandas para assimilação e compreensão sobre os mais diversos meios e como relacionar com eles no processo de crescimento. As aprendizagens se renovam para se manterem atualizadas de modo a dar suporte aos indivíduos nesse cenário de permanente transformação. A educação procura orientar-se através das situações que emergem visando cumprir o seu propósito de formar para o saber-fazer e para o saber-ser. Para intermediar os processos formativos ela se alinha com a tecnologia resultando na chamada educação tecnológica buscando formar um ser humano consciente e crítico sobre o mundo do trabalho e sua função social nesse contexto. Palavras-chave: educação, tecnologia, educação tecnológica.

References

ADORNO, T. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro, Paz e Terra,

p. 139-154.

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva,

p. 221-247.

BRASIL, MEC-SEMTEC. Educação Tecnológica. Legislação básica.

Brasília. 1994.

BRASIL, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução

n. 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares

Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

BASTOS, J.A.S.L.A. A educação tecnológica: conceitos, características

e perspectivas. In: BASTOS, J.A.S.L.A (Org.). Tecnologia & Interação.

Curitiba. PPGTE/ CEFET-Pr. p.31-52. 1998a.

DUCH, Maria Angela Brescia Gazire; LAUDARES, João Bosco.

Estudo da implementação de cursos superiores de tecnologia por

instituições de ensino superior mineiras. Trabalho & Educação. v.

, n. 2. mai./ago. 2009.

DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. Ed. Melhoramentos.

São Paulo, 8. ed., 1972.

GRINSPUN, Mírian Zippin (Org.). Educação tecnológica: desafios e

perspectivas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 25 -73.

JAEGER, Werner Wilhelm. Paidéia: a Formação do Homem Grego.

Tradução de Artur M. Parreira. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

KEESING, R. Theories of Culture. Annual Review of Anthropology.

University of California, 1974.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Educação e Divisão Social do

Trabalho. 2. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989a.

MÉNDEZ, N.P. Educação de Jovens e Adultos e o mundo do

trabalho? Educação e Tecnologia, Belo Horizonte, v.13, n.3, set./dez.

Disponível em: <https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/CA_13_

Mendes_2013_EJA_e_Trabalho.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2016.

OUTHWAITE, William; BOTTOMORE, Tom. Dicionário do

pensamento social do século XX. Rio de janeiro: Jorge Zahar Ed.,

p. 139-154.

PEDROSA, José Geraldo. A natureza, o indivíduo humano e a

educação no capitalismo tardio. Rev Med Minas Gerais, 2008; 18(4

Supl 4): S51-S59. p. 51-59.

VIEIRA PINTO, Álvaro. O conceito de Tecnologia. Rio de Janeiro:

Contraponto, 2005. p. 219 -355.

Published
2017-12-18
How to Cite
Araújo, J., Dias, M., & Tomasi, A. (2017). EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: UMA CONEXÃO ENTRE A EDUCAÇÃO E A TECNOLOGIA. REVISTA EIXO, 6(3), 58-66. https://doi.org/10.19123/eixo.v6i3.455
Section
ARTIGOS