O PERMEÁVEL LIMITE ENTRE O ANIMAL E O HUMANO EM VIDAS SECAS
Abstract
O presente texto trata da inversão de papéis entre o animal e o ser humano na obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos.Para o desenvolvimento da análise, são abordados aspectos da construção literária que, por sua vez, permitirão que aconteça o processo de zoomorfização e de antropomorfização com enfoque em Fabiano e em Baleia, processo decorrente da seca e da vida árida levada pela matilha que compõe a trama.References
ANDRADE, Mário de. O movimento modernista. In: ______.
Aspectos da literatura brasileira. São Paulo: Martins, 1974.
BUENO, Luís. Uma História do Romance de 30. São Paulo: Ed. da
Universidade de São Paulo; Campinas: Ed. da Unicamp, 2006.
CANDIDO, A. Ficção e confissão: ensaios sobre Graciliano Ramos.
São Paulo: Editora 34, 1992.
CANDIDO, A. A personagem do romance. In.: CANDIDO, A. A
personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1998. p. 51-80.
GANCHO, Cândida Vilares. Como Analisar Narrativas. São Paulo:
Ática, 1991.
LEITE, Ligia Chiappini Moraes. O foco narrativo. São Paulo: Ática,
LINS, Álvaro. Por uma história literária do Brasil e por uma literatura brasileira. In: ______. Filosofia, história e crítica na literatura brasileira: Afrânio Peixoto, João Ribeiro, José Veríssimo, Mário de Andrade, Lúcia Miguel Pereira. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1967.
LINS, Osman. Lima Barreto e o Espaço Romanesco. São Paulo:
Editora Ática, 1976.
NUNES, Benedito. O tempo na narrativa. 2. ed. São Paulo: Editora
Ática S.A., 1995.
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro/ São Paulo: Editora
Record, 2013.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).