UMA EXPERIÊNCIA DE DESCONSTRUÇÃO DA EPISTEMOLOGIA DO RACISMO: O DESENVOLVIMENTO DA LEI 10.639/03 NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ODONTOLOGIA, PSICOLOGIA, ARQUITETURA E URBANISMO.
Abstract
A introdução da lei 10639/ 03 no Ensino Superior e sua regulamentação pelo parecer CNE/CP 03/2004 e pela resolução CNE/CP 01/2004 busca mudança cultural e política no campo curricular e do conhecimento, que poderá romper com o silenciamento em relação a questão racial. Nesse sentido, este artigo objetiva analisar a ação pedagógica do Núcleo de Estudos Multidisciplinares Quilombolas – NUMEQ de alguns cursos a saber: Educação Física, Odontologia, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo como o desdobramento de novas formas de trabalhar a lei 10639/03 contribuindo para uma práxis antirracista. A metodologia utilizada foi a partir do delineamento da pesquisa intervenção. A constituição do campo de intervenção se deu no ensino superior de rede privada localizada no Sertão Central do Ceará. Este artigo é fruto de pesquisa de doutorado ainda em andamento e tem como primeiros resultados a saber: no curso de Arquitetura e Urbanismo ocorreu com a aprovação de uma oficina (Máscaras Africanas) e um trabalho oral “A identidade dos objetos quilombolas cearenses na perspectiva do design atitudinal e da semiótica” ligados à temática racial e quilombola que fez parte da programação EREA - Ilhas que ocorreu de 17 a 24 de janeiro 2016, em São Luís, Maranhão. Em relação ao curso de Psicologia foram apresentados dois trabalhos orais no Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica – EEDIC da Faculdade intitulados: “Racismo e Saúde Mental: Reflexões sobre as consequências do preconceito racial no adoecimento mental” e “Um olhar sobre a juventude quilombola”. No curso de Odontologia foi apresentado o trabalho na XIV Jornada Odontológica dos Acadêmicos da UFC com título: “A inserção da odontologia no Núcleo Multidisciplinar de Estudos Quilombolas – NUMEQ” e apresentação do relato de experiência “Atividade de educação em saúde bucal por estudantes de odontologia no Núcleo Multidisciplinar de Estudos Quilombolas – NUMEQ, Quixadá-Ce” no I Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba-PI.References
BRASIL. Lei Nº 9394. LDB – lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 20 de dezembro de 1996.
FANON, Franz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.
GOMES, Nilma Lino. Educação e relações raciais: refletindo sobre estratégias de atuação. In: MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2008.
__________________. Relações etnicorraciais, educação e descolonização do currículo. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, p.97-109, 2012.
ROCHA, M.L. da. Pesquisa-intervenção e a produção de novas análises. Revista psicologia, ciência e profissão, São Paulo, n.4, v.23, p,64-73, 2003.
SILVA, Petronilha B.G.; SILVÉRIO, Valter Roberto (Org.). Educação e ações afirmativas: entre a injustiça simbólica e a injustiça econômica. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2003.
____________________. Aprendizagem e ensino das africanidades brasileiras. In: MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2008.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).