UMA EXPERIÊNCIA DE DESCONSTRUÇÃO DA EPISTEMOLOGIA DO RACISMO: O DESENVOLVIMENTO DA LEI 10.639/03 NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ODONTOLOGIA, PSICOLOGIA, ARQUITETURA E URBANISMO.

  • Cristiane Sousa da Silva Universidade Federal do Ceará

Abstract

A introdução da lei 10639/ 03 no Ensino Superior e sua regulamentação pelo parecer CNE/CP 03/2004 e pela resolução CNE/CP 01/2004 busca mudança cultural e política no campo curricular e do conhecimento, que poderá romper com o silenciamento em relação a questão racial. Nesse sentido, este artigo objetiva analisar a ação pedagógica do Núcleo de Estudos Multidisciplinares Quilombolas – NUMEQ de alguns cursos a saber: Educação Física, Odontologia, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo como o desdobramento de novas formas de trabalhar a lei 10639/03 contribuindo para uma práxis antirracista. A metodologia utilizada foi a partir do delineamento da pesquisa intervenção. A constituição do campo de intervenção se deu no ensino superior de rede privada localizada no Sertão Central do Ceará. Este artigo é fruto de pesquisa de doutorado ainda em andamento e tem como primeiros resultados a saber: no curso de Arquitetura e Urbanismo ocorreu com a aprovação de uma oficina (Máscaras Africanas) e um trabalho oral “A identidade dos objetos quilombolas cearenses na perspectiva do design atitudinal e da semiótica” ligados à temática racial e quilombola que fez parte da programação EREA - Ilhas que ocorreu de 17 a 24 de janeiro 2016, em São Luís, Maranhão. Em relação ao curso de Psicologia foram apresentados dois trabalhos orais no Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica – EEDIC da Faculdade intitulados: “Racismo e Saúde Mental: Reflexões sobre as consequências do preconceito racial no adoecimento mental” e “Um olhar sobre a juventude quilombola”. No curso de Odontologia foi apresentado o trabalho na XIV Jornada Odontológica dos Acadêmicos da UFC com título: “A inserção da odontologia no Núcleo Multidisciplinar de Estudos Quilombolas – NUMEQ” e apresentação do relato de experiência “Atividade de educação em saúde bucal por estudantes de odontologia no Núcleo Multidisciplinar de Estudos Quilombolas – NUMEQ, Quixadá-Ce” no I Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba-PI.

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Published
2017-12-18
How to Cite
da Silva, C. S. (2017). UMA EXPERIÊNCIA DE DESCONSTRUÇÃO DA EPISTEMOLOGIA DO RACISMO: O DESENVOLVIMENTO DA LEI 10.639/03 NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ODONTOLOGIA, PSICOLOGIA, ARQUITETURA E URBANISMO. REVISTA EIXO, 6(3), 67-74. https://doi.org/10.19123/eixo.v6i3.426
Section
ARTIGOS