Sons inúteis: breve reflexão sobre a construção de sonoplastia para espetáculos do CEDA-SI
Abstract
Este trabalho reflete sobre o processo de construção de sonoplastia de espetáculos do CEDA-SI (Coletivo de Estudos em Dança, Educação Somática e Improvisação) e retoma posicionamentos ideológicos acerca das artes cênicas advindos principalmente de Antonin Artaud. O texto desenvolve uma noção de presente instável e impermanente que se esgota em si e impossibilita qualquer sentido de utilidade.References
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
______. Linguagem e vida. São Paulo: Perspectiva, 2008.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação no. 19, ANPED, 2002.
COELHO, Teixeira. Antonin Artaud – Posição da carne. São Paulo: Brasiliense, 1982.
DERRIDA, Jacques. A Escritura e a Diferença. São Paulo: Perspectiva, 2009.
CHARNEY, Leo e SCHWARTZ, Vanessa R (org.). O Cinema e a invenção da Vida Moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
HAWKING, Stephen. O universo numa casca de noz. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
Published
2017-01-31
How to Cite
Roza, A. M. (2017). Sons inúteis: breve reflexão sobre a construção de sonoplastia para espetáculos do CEDA-SI. REVISTA EIXO, 5(1). https://doi.org/10.19123/eixo.v5i1.329
Section
DOSSIÊ 1
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).