Diagnóstico da cadeia produtiva do morango dos agricultores familiares do Distrito Federal
Abstract
O presente trabalho teve como objetivo geral diagnosticar a cadeia produtiva do morango no Distrito Federal de modo a viabilizar a implantação de técnicas de gestão adaptadas à realidade de cada agricultor familiar. Inicialmente foi realizado contato com a Empresa de Assistência Técnica Local, objetivando caracterização inicial do perfil dos produtores rurais, mapeamento das unidades de produção e maior aceitabilidade dos produtores durante a visitação dos pesquisadores e alunos. A visitação foi realizada na zona rural de Brazlândia - DF, em unidades de produção do tipo empresa familiar. Foi elaborado e aplicado questionário destinado à coleta de informações para diagnosticar o perfil socioeconômico das famílias rurais, perfazendo um total de 16 entrevistas das 25 unidades de produção local. Constatou-se que os principais fatores críticos para o desempenho da cadeia produtiva do morango são a falta de mão de obra e inexistência de produção de mudas no local. Foi observado ainda que a falta de uma cooperativa inibe a comercialização dos produtores que, devido às dificuldades de logística, acabam por vender seu produto a atravessadores, fato este que acarreta na perda de poder aquisitivo dos produtores e aumento do custo do produto para o consumidor final.
Published
2013-12-30
How to Cite
Gomes, K. B. P., Oliveira, G. H. H., Carvalho, J. P., Cavalcante, D. F. da S., & Villa-Real, M. E. (2013). Diagnóstico da cadeia produtiva do morango dos agricultores familiares do Distrito Federal. REVISTA EIXO, 2(2), 3-12. https://doi.org/10.19123/eixo.v2i2.110
Section
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).