Análise físico-química do leite de ovelhas ½ Dorper Santa Inês
Abstract
A ovinocultura vem se expandido no Centro-Oeste como uma fonte interessante de renda ao pequeno produtor, geralmente consorciado com outros sistemas produtivos, como a integração à lavoura, pecuária e à floresta. Das possibilidades de produção ovina podemos ter sua utilização tanto para produção de carne, lã e leite, sendo a última carente de mais pesquisas e informações para o setor. Nesse contexto, foram realizadas análises de 5 pools de leite de ovelhas ½ Dorper Santa Inês, mantidas em sistema semi-intensivo, entre 15 e 30 dias de lactação, durante 5 dias com intervalos médios de 2 dias alternados entre as coletas. As amostras foram submetidas às apreciações no aparelho portátil de análise de leite Ekomilk, após sua higienização e calibração. Foram observados valores médios de 12,13% de sólidos não gordurosos, 8,13% de lipídios 4,43% de proteínas e 6,67% de lactose e 0,99% de sais totais, monstrando o potencial do leite desse grupo genético para o desenvolvimento dos borregos, assim como para a produção de derivados.
Published
2023-12-29
How to Cite
Silva, A. F. da, Oliveira Paiva, A., Barbosa Leite, S., & de Jesus Ferreira, D. B. (2023). Análise físico-química do leite de ovelhas ½ Dorper Santa Inês. REVISTA EIXO, 12(3), 116-121. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i3.1082
Section
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).