BANNER NA LEITURA DA OBRA DE ARTE: PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE E USO DO ESPAÇO PEDAGÓGICO

  • Valdivino Aparecido dos Reis Instituto Federal Brasília
  • Keila Lima Sanches Instituto Federal Brasília
  • Cínthia Nepomuceno Xavier Instituto Federal Brasília

Abstract

Esse estudo elaborado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, apresenta pesquisa e Produto Educacional (PE) que propõe interdisciplinaridade em Arte e possibilidade de ser ministrado em espaço alternativo à sala de aula. Apresenta instrumento pedagógico que pode auxiliar leituras de obras de arte e além de contextualizar a obra de arte no tempo em que ocorreu, permite explorar algumas possibilidades interdisciplinares. Não obstante, admite explorar o espaço em que este ensino pode ocorrer. O intuito é demonstrar que a arte não está isolada da história da sociedade e do trabalho, ressaltando a importância do ensino da Arte no ensino médio da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), revelando que obras de arte são carregadas de saberes. Utiliza abordagem qualitativa com pressupostos da revisão bibliográfica, complementando com pesquisa de campo e reflexão do autor sobre os temas propostos. Então, elaborou-se e testou-se o PE na EPT. Com os resultados observou-se que o conteúdo do PE foi satisfatório para o ensino, destacando sua interdisciplinaridade. Mostram a importância de como observamos obras de arte, estimulando olhares sociais mais críticos. Concluiu-se que o PE impactou o ensino da Arte na EPT. Seu valor e originalidade está centrado no fato de que muitas leituras de obras de arte não são utilizadas por não serem traduzidas em prática de ensino. Mesmo na EPT nota-se tendência para a qualificação voltada ao mercado de trabalho, esta proposta contribui para que o preparo do educando seja mais amplo, também para o exercício da cidadania.
Published
2023-03-29
How to Cite
Aparecido dos Reis, V., Lima Sanches, K., & Nepomuceno Xavier, C. (2023). BANNER NA LEITURA DA OBRA DE ARTE: PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE E USO DO ESPAÇO PEDAGÓGICO. REVISTA EIXO, 12(1), 39-50. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i1.1031