AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Abstract
Resumo O artigo tem como objetivo apontar os principais desafios e as principais possibilidades da avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto, além de trazer à tona discussões sobre os aspectos teóricos e práticos da avaliação e a importância da avaliação formativa para a aprendizagem. As reflexões surgem pela inquietação da experiência de trabalho numa escola de Educação Básica, especificamente no Ensino Fundamental e com base em pesquisa bibliográfica sobre a temática. Sendo assim, a pergunta problema é: diante de toda a complexidade do ensino remoto, quais são os principais desafios e quais são as principais possibilidades da avaliação da aprendizagem nesse novo contexto? O estudo configurou-se como uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica. O itinerário metodológico compreende-se a leitura e análise interpretativa e descritiva de livros, tais como LUCKESI (2011), PERRENOUD (1999), FERNANDES (2009), HOFFMANN (2019), SENHORAS (2021) entre outros, além de informações expressas na LDB e de artigos científicos referentes à temática em estudo. Nesse sentido, foi possível perceber que, no contexto do ensino remoto, a ação de avaliar a aprendizagem se complexificou ainda mais, que a formação profissional precária do professor é um grande entrave para utilizar a modernas ferramentas tecnológicas digitais, apesar de existirem muitas possibilidades e estratégias pedagógicas para sair da prática do exame e utilizar a avaliação formativa, ação que ajuda o professor a ensinar e o estudante a aprender. Palavras-chave: Ensino remoto, Avaliação da Aprendizagem, Avaliação tradicional, Avaliação Mediadora.
Published
2023-03-29
How to Cite
Ribeiro Leite, B., & Rosa Amélia Pereira da Silva. (2023). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. REVISTA EIXO, 12(1), 51-60. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i1.1029
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