O dialogismo no ambiente educacional: Bakhtin e Freire
Resumo
O objetivo desse artigo é um estudo sobre a potencialidade educativa do dialogismo no espaço escolar. Utilizamos para tal intento as contribuições de Mikhail Bakhtin e Paulo Freire com o objetivo de configurar uma relação pedagógica que contribua para um aprendizado eficiente. De forma inicial, o dialogismo se configura como uma alternativa às formas autoritárias de comunicação. Bakhtin utiliza o dialogismo como conceito mediador para interpretar formas literárias que rompem com a linguagem oficial; já em Freire o dialogismo torna-se um contexto pedagógico importante para uma educação transformadora que concebe o educando como agente do aprendizado. Ou seja, constata-se que a educação dialógica, em um espaço de liberdade, aprimora o aprendizado na medida em que estimula a criatividade sem o cerceamento do pensamento do educando. Aqui, é possível se constatar que em um espaço dialógico (democrático) o aprendizado ocorre de modo a valorizar as experiencias individuais e coletivas dos educandos sintonizando suas vivencias com o espaço escolar e a prática educativa.
Publicado
2021-12-06
Como Citar
Manieri, D., & Viana Cardoso, K. D. (2021). O dialogismo no ambiente educacional: Bakhtin e Freire. REVISTA EIXO, 10(3), 4-12. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i3.877
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).