O Uso da Tecnologia da Informação no Ensino de Estatística: contribuições do uso do software Geogebra
Resumo
A complexidade da sociedade em que vivemos, os desafios para a produção de uma educação escolar de qualidade e as possíveis contribuições de recursos da tecnologia da informação e da comunicação, como o software Geogebra, para ensinar conceitos da Estatística Descritiva no Ensino Médio são os temas que orientam a produção deste artigo. O texto discute as características de uma educação escolar de qualidade, os recursos da tecnologia da informação e da comunicação na formação inicial de professores e no Ensino Superior, descrevendo parte dos resultados apresentados pelos autores em diferentes trabalhos realizados. O artigo oferece ainda ao leitor a descrição de uma sequência didática para ensinar conceitos de frequência absoluta e relativa, medidas de tendência central e de dispersão que conta com a contribuição do software mencionado.
Publicado
2022-01-11
Como Citar
Ricardo Fernando de Souza, Laura Marisa Carnielo Calejon, Juliano Schimiguel, & Carlos Adriano Martins. (2022). O Uso da Tecnologia da Informação no Ensino de Estatística: contribuições do uso do software Geogebra. REVISTA EIXO, 11(1), 4-15. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i1.876
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).