Esportes paraquê?: o desenvolvimento de atividades esportivas paralímpicas no ambiente escolar
Resumo
O objetivo deste estudo qualitativo é relatar ações desenvolvidas em um projeto envolvendo esportes paralímpicos/adaptados numa escola da rede pública de ensino. Os esportes paralímpicos são atividades esportivas criadas ou adaptadas para pessoas com algum tipo de deficiência. No estado de Rondônia, é sugerido o trabalho desse tema em turmas de nono ano. A partir disso, desenvolveu-se o projeto em duas turmas de 9º ano (54 alunos com idades entre 14 e 17 anos) de uma escola periférica de um município localizado no Vale do Guaporé, RO. As ações buscaram proporcionar aos alunos maiores conhecimentos sobre a prática desportiva adaptada. As atividades do projeto envolveram aula expositiva, documentário sobre o tema, roda de conversa com paratletas e vivências de atletismo adaptado, golbol e voleibol sentado. Obtiveram-se resultados positivos, pois o projeto envolveu a participação de todos os alunos nas ações desenvolvidas, além de promover aos discentes o conhecimento de novas modalidades esportivas e permitir a reflexão sobre o preconceito e a inclusão social. É possível trabalhar esportes paralímpicos no contexto escolar, com adaptações ou não, promovendo aprendizados variados e importantes aos discentes.
Publicado
2021-03-23
Como Citar
Evaristo, A. de P. (2021). Esportes paraquê?: o desenvolvimento de atividades esportivas paralímpicas no ambiente escolar. REVISTA EIXO, 10(1), 86-93. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i1.859
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).