Oficina de leitura: a tecnologia como aliada no letramento literário na escola
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados da produção e da análise de oficinas de leitura que tratam da influência dos novos meios tecnológicos sobre a literatura, bem como apresentar as atividades que tratam do incentivo à leitura na escola. A pesquisa procurou destacar o fato de os escritores selecionados serem populares em divulgações nas redes sociais e como a possível influência deles na Internet também pode atingir o espaço escolar. Para isso, foi imprescindível tratarmos de conceitos como ciberespaço, hipermídia e hipertexto em autores como Lévy (1999) e Eco (1996). Também abordamos a temática da leitura e do leitor no que se refere ao uso do texto literário em sala de aula, além da noção de autoria, de acordo com as postulações de Michel Foucault (1992) e Antoine Compagnon (2007). Mostraremos as propostas e os resultados a partir da pesquisa feita com as oficinas de leitura realizadas com os alunos de 3o ano do ensino médio integrado – EMI (Administração e Secretariado) do Instituto Federal selecionado.
Publicado
2021-03-23
Como Citar
Maria Eneida Matos da Rosa. (2021). Oficina de leitura: a tecnologia como aliada no letramento literário na escola. REVISTA EIXO, 10(1), 36-45. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i1.808
Seção
ARTIGOS
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