CORAL AD INFINITUM: EXPERIÊNCIAS MEMORÁVEIS COM O AUXÍLIO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Resumo
Sob a perspectiva das Comunidades de Prática e da metodologia deSala de Aula Invertida, apresentamos um relato de experiências que apontam ocrescente reconhecimento das possibilidades oferecidas pelas TIC como contribuiçãopara a aprendizagem musical em um coral amador de Brasília.Referências
ANDRADE, L.P. de S.P (2011). Aprendizagem musical no canto
coral: interações em uma comunidade de prática. Dissertação
(Mestrado) Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Artes,
CEART, Programa de Pós-Graduação em Música. Florianópolis, SC.
BERGMANN, J.; SAMS, A.( 2016) Sala de Aula Invertida – Uma
Metodologia Ativa de Aprendizagem. LTC. Livros Técnicos e
Científicos Editora Ltda, Rio de Janeiro, RJ 2016.
COPELAND, Philip ( 2009) Technology for the 21st-Century Choir.
Choral Journal. ACDA.December 2009.
FIGUEIREDO, Sérgio Luís. A Função do Ensaio Coral: Treinamento
ou Aprendizagem? OPUS, Revista Eletrônica da ANPPOM - V.1, n
, 1989.
JUNKER, David. Panoramas da regência coral: Coro Sinfônico
Comunitário da UnB: uma história de vozes e vidas/David Junker-
Brasília: Escritório de Histórias, 2010.
KOMINSKI, João Luís, ( 2009)Canto Coral e Cognição Musical - As
práticas brasileiras e suas articulações com a memória. Dissertação
(Mestrado). Universidade Federal do Paraná. Departamento de
Artes, Programa de Pós-Graduação em Música.Curitiba, PR, 2009.
LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated Learning - Legitimate
Peripheral Participation. Cambridge University Press, New York,
MENDES, L, URBINA, L.M.S ( 2015) Análise sobre a Produção
Acadêmica Brasileira em Comunidades de Prática. Revista de
Administração Contemporânea, 19 (spe3), 305-327. Disponível em:
<https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20151754> Acesso: 12 jan.
RICAURTE, Paola. (2016). pedagogies for the open knowledge
society. International Journal of Educational Technology in Higher
Education, 13(1).https://doi.org/10.1186/s41239-016-0033-y.
THOMANERCHOR, Leipzig,2017 - Vídeo documentário disponível
no endereço https://www.youtube.com/watch?v=-luIhQt5Fak,
visualizado em 1 de Julho de 2018.
VALENTE, J.A ( 2014). Blended Learning e as mudanças no ensino
superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista,
(spe4) , 79-97. https://doi.org/10.1590/0104-4060.38645.
WENGER, Etienne. (1998) Communities of Practice - Learning
Meaning, and Identity. Cambridge University Press, New York, NY.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).