UM OLHAR DESAFIANTE À PRÁTICA EDUCATIVA DE SURDOS COM ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO

  • Renata Damasceno Moura Universidade do Estado do Pará
Palavras-chave: Surdez, Ludicidade, Educação inclusiva

Resumo

Esta pesquisa objetivou desenvolver uma análise teórica sobre a identificação de alunos surdos com altas habilidades e superdotação. Surgiu através da reflexão do Curso de Aperfeiçoamento em Altas Habilidades e Superdotação oferecido pelo Ministério da Educação e Secretaria de Diversidade e Inclusão/SECADI/IFPA. No transcorrer do curso buscamos identificar as características dos alunos surdos com altas habilidades e superdotação e realizar atividades práticas de pesquisa no Núcleo de Altas Habilidades da Escola Estadual Vilhena Alves. Busca-se através desta pesquisa analisar sobre a identificação do aluno surdo com altas habilidades/superdotação e as intervenções pedagógicas que têm no lúdico um instrumento indispensável no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho aponta para a necessidade de se articular propostas que oportunizem a construção de uma escola inclusiva,comprovar hipóteses de inclusão dos alunos surdos, dando ênfase às suas potencialidades. Conclui-se com a pesquisa que o lúdico favorece a criatividade, desenvolve às potencialidades dos alunos surdos com altas habilidades e superdotação.

Biografia do Autor

Renata Damasceno Moura, Universidade do Estado do Pará
Especialista em Psicologia Educacional com ênfase em Psicopedagogia Preventiva pela Universidade Estadual do Pará, Pós-graduação em ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e FORMAÇÃO DE TUTORES NA EaD PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA. Concluinte do Curso Especialização em Lingua Brasileira de Sinais na Inclusão( FIBRA).

Referências

ALENCAR, E. S.; FLEITH, D. de S. Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. 2. ed. São Paulo: EPU, 2001.

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1995.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política

Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008.

CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.

CORRÊA, J. M. Surdez: Os fatores que compõem o método áudio-visual de linguagem oral – Para crianças com perda auditiva.São Paulo: Atheneu, 2001.

GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.

NEGRINI, T. A escola de surdos e os alunos com altas habilidades/superdotação: uma problematização decorrente do processo de identificação das pessoas surdas. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, 2009.

GOLDFELD, Márcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sóciointeracionista. 2º edição. São Paulo: Plexus Editora, 2002.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

RENZULLI, J. S. O que é esta coisa chamada superdotação, e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Educação. Tradução de Susana Graciela Pérez Barrera Pérez. Porto Alegre – RS, ano XXVII, n. 1, p. 75 - 121, jan/abr. 2004.

RESENDE, Carlos Alberto. Didática em perspectiva. São Paulo:Tropical, 1999.

RODRIGUES, Cinthia. Como atender alunos com altas habilidades. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 224, p. 86-89, agosto 2009.

SMITH, D. D. Superdotação e altas habilidades. In: Introdução à educação especial : ensinar em tempos de exclusão. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SNEYDERS, Georges. Alunos felizes. São Paulo: Paz e Terra,1996.

WINICOTT, D. W. O brincar e a realidade. São Paulo: Imago, 1971.

VYGOTSKY. L.S. Formação social da mente. Fontes: São Paulo: Martins, 2007.

_______________. A Formação Social da Mente. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes. 1984.

Publicado
2017-12-18
Como Citar
Moura, R. D. (2017). UM OLHAR DESAFIANTE À PRÁTICA EDUCATIVA DE SURDOS COM ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO. REVISTA EIXO, 6(3), 18-25. https://doi.org/10.19123/eixo.v6i3.340
Seção
ARTIGOS