PROGRAMAS DE CONTROLE DA DENGUE

  • Marcello Vieira Lasneaux IFB - CAMPUS BRASÍLIA

Resumo

O controle da dengue no Brasil é um desafio assumido pelo governo, desafio esse que atravessa mais de duas décadas. O estado brasileiro instituiu documentos norteadores em diversos momentos como programa nacional oficial e com objetivos claros sobre a doença e sua incidência. Os resultados, entretanto, não atenderam até aqui aos objetivos centrais dos programas apresentados. O número de casos, a letalidade e o número de óbitos não estão controlados e mostram evidências concretas de aumento. Centrados todos no controle químico, esses programas não diversificaram seu modus operandi e seus objetivos não são alcançados. Embasado pelos fatos, deve-se procurar onde poderiam estar as falhas dos programas, na tentativa de ajudar a saúde pública a seguir caminhos mais concisos, financeiramente mais justos e ecologicamente mais corretos.

Biografia do Autor

Marcello Vieira Lasneaux, IFB - CAMPUS BRASÍLIA
Professor de biologia. Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas. Especialista em Genética Humana. Especialista em Gestão escolar e coordenação pedagógica. Mestre em Bioética. Doutorando em Botânica. Professor que atua em ensino médio há 24 anos.

Referências

Fiocruz. Dengue [CD-ROM]. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2008.

Santos SL, Augusto LGS. Modelo de controle de dengue, pontos e contrapontos. In: Augusto LGS, Carneiro RM, Martins PH, Abordagem Ecossistêmica em Saúde – Ensaios para o Controle da Dengue. Recife (PE): Ed. UFPE; 2005. p. 115-36.

Brasil. Ministério da Saúde. Plano Diretor de Erradicação do Aedes aegypti no Brasil. Brasília: OPAS; 1996.

Brasil. Fundação Nacional de Saúde. Plano de Intensificação das Ações de Controle do Dengue. Brasília: FUNASA; 2001.

Brasil. Fundação Nacional de Saúde. Programa Nacional de Controle da Dengue. Brasília; 2002.

Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue. Brasília: Ministério da Saúde/Secretaria de Vigilância em Saúde; 2009.

Lasneaux, MV. O uso de inseticidas na Saúde Pública: uma crítica ao modelo de combate à dengue no Brasil e no DF. Brasília-DF. Dissertação [Mestrado em Bioética] - Universidade de Brasília; 2014.

Publicado
2017-12-18
Como Citar
Lasneaux, M. V. (2017). PROGRAMAS DE CONTROLE DA DENGUE. REVISTA EIXO, 6(3), 87-92. https://doi.org/10.19123/eixo.v6i3.305
Seção
ARTIGOS