ANÁLISE DE ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS
Palavras-chave:
organização didático-pedagógica, formação inicial e continuada, trabalho de conclusão de curso, estágio, avaliação da educação
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar alguns aspectospedagógicos da educação profissional técnica de nível médio dos novos câmpus doInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Foramanalisados oito eixos temáticos: a) Instalações,materiais e equipamentos, b) Relação do curso com a missão institucional doIFMG e com o setor produtivo, c) Organização didático-pedagógica, d) Corpodocente e administrativo, e) Formação inicial e continuada, f) Avaliação, g)Evasão e reprovação e h) Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Dessesoito eixos, três foram escolhidos para o presente trabalho: a) Organização didático-pedagógica,b) Formação inicial e continuada e c) Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso.Para isso, a metodologia de pesquisa utilizada foi quanti-qualitativa e acoleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com osgestores dos câmpus. Os dados coletados foram analisados à luz de produçõescientíficas sobre educação profissional no Brasil. Os resultados indicam que ostrês elementos investigados estão funcionando bem no IFMG, o que aponta para aqualidade dos serviços prestados à sociedade. Apesar da “boa” nota recebida noseixos analisados, foram observados pontos negativos em todos os câmpus,evidenciando que melhorias podem ser feitas.
Publicado
2014-12-23
Como Citar
de Oliveira, W. L. (2014). ANÁLISE DE ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS. REVISTA EIXO, 3(2). https://doi.org/10.19123/eixo.v3i2.122
Seção
ARTIGOS
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