ENSINO HÍBRIDO NO IFB: tendência ou possibilidade?
Resumo
Considerando o atual momento da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no que tange a realidade das atividades pedagógicas após o contexto pandêmico da COVID-19, o presente estudo buscou verificar a intenção dos professores em aderir ao modelo de ensino híbrido, bem como entender os possíveis benefícios que as atividades on-line podem proporcionar no processo de ensino-aprendizagem. A análise dos resultados foi feita de forma descritivo-exploratória, e sugerem que será necessário um entendimento uniforme do que vem a ser o ensino híbrido, bem como os diversos modelos que podem ser aplicados. Os professores apontaram que um dos benefícios é uma maior diversificação das metodologias pedagógicas, tal como as metodologias ativas. Outra constatação foi que a adoção do ensino híbrido permitiria que os momentos presenciais fossem mais focados em atividades aplicadas e/ou de laboratório. Contudo, a implementação deste novo formato justifica-se apenas se proporcionar reais ganhos de competências e habilidades aos alunos.
Publicado
2023-07-26
Como Citar
Rosa de Mattos, A. H., & Sanches, K. L. (2023). ENSINO HÍBRIDO NO IFB: tendência ou possibilidade?. REVISTA EIXO, 12(2), 31-40. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i2.1070
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).