Aplicação da metodologia dos três momentos pedagógicos com TDIC no ensino de Geografia no primeiro ano do Ensino Médio

  • Sabrina Bastos Soares Viana Instituto Federal Fluminense
  • Breno Fabrício Terra Azevedo

Resumo

No século XXI o desenvolvimento tecnológico está cada vez mais presente no dia a dia da sociedade. No entanto, as escolas em sua maioria permanecem com metodologias e ferramentas do século passado. Sabe-se da importância das metodologias tradicionais de ensino e aprendizagem, mas diante da crise vivenciada pela educação, torna-se urgente a apresentação de propostas que possibilitem uma prática educativa mais contextualizada ao cotidiano dos alunos. Deste modo, o presente artigo visa apresentar uma Sequência Didática (SD), baseada na metodologia ativa dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), utilizando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), com conteúdos de Geografia, para os alunos do 1º ano do Curso Técnico Integrado no campus Quissamã do Instituto Federal Fluminense. Bem como analisar a aplicação da SD, e discutir os resultados obtidos, verificando se a metodologia dos 3MP aliada às TDIC auxiliou no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa possui um caráter qualitativo, sendo elaborados e aplicados questionários com os alunos e o professor de Geografia, além disso, a revisão bibliográfica foi baseada na leitura de livros e artigos. A aplicação da SD, aliada à utilização de novas ferramentas e metodologias mostrou-se eficaz. Conforme gráficos demonstrados, 78% da turma considerou relevante a utilização de tecnologias no processo de ensino aprendizagem e 55% dos discentes acertaram todas as perguntas propostas no pós-teste sobre a temática Biomas. Vale ressaltar, que os alunos ao exprimir seu ponto de vista, consideram importante a utilização de novas metodologias, inclusive para todas as disciplinas do currículo.
Publicado
2021-12-06
Como Citar
Viana, S. B. S., & Terra Azevedo, B. F. (2021). Aplicação da metodologia dos três momentos pedagógicos com TDIC no ensino de Geografia no primeiro ano do Ensino Médio. REVISTA EIXO, 10(3), 24-32. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i3.884
Seção
ARTIGOS