Território, ensino, pesquisa e extensão no ensino técnico do IFMG Santa Luzia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar debates ligados à busca pela integração de práticas de Ensino, Extensão e Pesquisa Aplicada que possam extrapolar os limites físicos e sociais da escola. Nesse sentido, são apresentadas perspectivas sobre os conceitos de território, interação social e o potencial contido naquilo que está fora do ambiente escolar. Diante disso, as normas vigentes foram interpretadas, buscando-se entender como tal estrutura legal suporta a realização das aqui denominadas práticas docentes expandidas. Na sequência, é apresentado um conjunto de levantamentos e análises sobre a ocorrência de tais práticas no contexto do Curso Técnico em Edificações do campus Santa Luzia do IFMG. Essas apreensões foram elaboradas a partir da avaliação de editais de extensão escolar, associadas a eventos interdisciplinares ocorridos entre os anos de 2017 e 2019. Por fim, é feita uma síntese avaliativa na qual foi buscado compreender como tais práticas, de fato, têm contribuído para extrapolar linearidades recorrentes em práticas e espaços comumente destinados à sala de aula. Dentre os resultados obtidos, a pesquisa apresenta um percurso normativo e prático, relativo à busca pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Foram identificadas fragilidades nas normas e diretrizes institucionais, sobretudo no que concerne à consolidação efetiva de tais ações. Mesmo diante de um cenário ainda em construção, as relações estabelecidas apontam caminhos para a indissociabilidade aqui almejada.

Biografia do Autor

Leandro de Aguiar e Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
Professor, Extensionista e Pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - campus Santa Luzia. Doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências da UFMG (2015) e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Núcleo de Pós Graduação da EAUFMG (2007). Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-MINAS (2002).Grupo de Pesquisa: LITS - Laboratório Integrado de Tecnologia Socialdgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7500985782711075
Simone Cortezão Freire, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
Artista visual, pesquisadora e professora. Graduada em arquitetura e urbanismo pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2005). Mestre em Artes Visuais pela escola de Belas Artes da UFMG (2010). Doutora em Artes Visuais pela UERJ (2017). Desenvolve trabalhos próprios no campo do urbanismo e suas interfaces com as artes e o cinema; publica e exibe ensaios em diferentes mídias e em espaços públicos, trabalhando principalmente com a criação de narrativas e suas articulações entre memória e amnésia das cidades; história e ficção; paisagem, ecologia, biologia e geologia. Exibiu filmes e documentários em festivais e mostras nacionais e internacionais como: Visions du Réel (Suíça), Festival del Nuevo Cine Latinoamericano- Havana/Cuba (2009/2013), Festival Internacional de Cine de Viña del Mar - Chile (2013), Mostra de Cinema de Tiradentes (2009/2013), Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, Mostra Filme Livre, Festival de Cinema de Gramado (2007), entre outros. Professora de projeto de arquitetura e urbanismo design studio (desde 2006). Grupo de Pesquisa: LITS - Laboratório Integrado de Tecnologia Social dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7500985782711075
Joice Stella de Melo Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
Mestre em Matemática pela Universidade Federal de São João Del Rei, possui Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário de Formiga (2004) e especialização em matemática e estatística pela Universidade Federal de Lavras (2006). Atualmente é professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) em regime de 40h com Dedicação Exclusiva do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos. Possui experiência como professora da educação básica e curso superior nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Cálculo Numérico, Cálculo Avançado, Geometria Analítica e Álgebra Linear. Também trabalhou como vice diretora da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves (2008) e como coordenadora dos cursos de Engenharia da Faculdade Pitágoras (2014-2018).
Publicado
2021-12-06
Como Citar
de Aguiar e Souza, L., Cortezão Freire, S., & Stella de Melo Rocha, J. (2021). Território, ensino, pesquisa e extensão no ensino técnico do IFMG Santa Luzia. REVISTA EIXO, 10(3), 13-23. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i3.880
Seção
ARTIGOS