Libras e o Ensino de Ciências para Surdos: contribuições de um Mestrado Profissional

  • Elôany Lázara de Oliveira
  • Mônica Luciana da Silva Pereira
  • Cristiane Maria Ribeiro
  • Ricardo Diógenes Dias Silveira

Resumo

A educação de Surdos – em virtude do sistema de ensino, das políticas educacionais, e da estrutura dos currículos – esteve restrita por tempos. Considerando as especificidades culturais e linguísticas dos sujeitos Surdos e o surgimento da Língua de Sinais Brasileira (LIBRAS), vislumbra-se a perspectiva inclusiva para a educação desse público. Diante desse contexto, refletir sobre propostas que possam contribuir para o ensino de componentes curriculares consideradas complexas pelo uso de termos técnicos e científicos é essencial diante da perspectiva inclusiva para Surdos. O objetivo do trabalho foi identificar as produções e as contribuições das dissertações publicadas no Programa de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) da Universidade Federal Fluminense (UFF) para o eixo do ensino de Ciências e Biologia, na perspectiva da inclusão de Surdos com abordagem de Libras. Para isso, fez-se um levantamento das produções e a análise destas, a partir dos objetivos, metodologias, conclusões e produtos educacionais desenvolvidos nas pesquisas. Foram analisadas dez dissertações defendidas no programa e relacionadas ao assunto Ciências e Inclusão. Os resultados evidenciam que todos os segmentos de análise das dissertações voltavam-se para o desenvolvimento de produtos educacionais, dos quais foram identificados recursos como glossário, oficina, vídeos, site e jogos, todos na perspectiva inclusiva de alunos Surdos por meio da Libras, com avaliação e validação para o ensino de conteúdos de Ciências e Biologia. A análise realizada permitiu ampliar as perspectivas de produção, integrando os elementos ensino/Ciências/Surdos e Libras em um curso de mestrado profissional em ensino, contribuindo para programas e produções que envolvam esse eixo.
Publicado
2020-08-03
Como Citar
Elôany Lázara de Oliveira, Mônica Luciana da Silva Pereira, Cristiane Maria Ribeiro, & Ricardo Diógenes Dias Silveira. (2020). Libras e o Ensino de Ciências para Surdos: contribuições de um Mestrado Profissional. REVISTA EIXO, 9(2), 53-66. https://doi.org/10.19123/eixo.v9i2.734
Seção
ARTIGOS