EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE: A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO ESCOLAR NO FORTALECIMENTO DE IDENTIDADES ÉTNICAS

  • ELAINE CALDEIRA
  • GEORGE L. R. BRITO

Resumo

É preciso refletir sobre educar na diversidade, pois ensinar (e aprender junto com) os estudantes índios e não índios a conviver uns com os outros diariamente, respeitando as diferenças físicas, sociais e culturais, difere do que se vivenciava quando se tinha o índio estudando predominantemente na aldeia. Para tanto, em primeiro lugar, firmados no aparato teórico-metodológico interdisciplinar da Análise de Discurso Crítica (ADC) (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2001; 2003), apresentamos uma breve revisão de literatura e uma análise da conjuntura em que se inserem os Xerente no município de Tocantínia-TO, e uma reflexão sobre algumas possíveis formas de combater práticas sociais e discursivas que visam assegurar a construção de uma identidade legitimadora que ofusca, nega e apaga as diferenças. Em segundo lugar, refletimos sobre a importância da escola como um ambiente propício para o fortalecimento de valores, como o respeito à pluralidade cultural, a convivência na diversidade, a inclusão, o combate a intolerância e ao preconceito, entre outros. Nesse novo contexto, a escola, a partir do contato com o não indígena, passa a ser o local para trazer à tona, em um espaço multicultural, a imperativa reflexão sobre alteridade, identidade, diferença, exclusão, aceitação, o que é fundamental para desvelar discursos pretensamente “universais” que silenciam e “engessam” identidades diversificadas, e também para desconstruir estereótipos que mascaram a “não aceitação da diferença”, para, por conseguinte, conquistar a cidadania multicultural. 

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Publicado
2018-12-18
Como Citar
CALDEIRA, E., & BRITO, G. L. R. (2018). EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE: A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO ESCOLAR NO FORTALECIMENTO DE IDENTIDADES ÉTNICAS. REVISTA EIXO, 7(3), 123-132. https://doi.org/10.19123/eixo.v8i3.644
Seção
DOSSIÊ 2