MODELAGEM MATEMÁTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

  • Aparecida Gasquez Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
  • Márcia Rosa Uliana
Palavras-chave: Modelagem matemática, cesta básica, Rondônia, contextualização.

Resumo

O presente relato trata de uma situação de Modelagem Matemática que se desenvolveu de forma interdisciplinar, envolvendo conteúdos de matemática e de geografia, com uma turma de terceiro ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Rondônia, Campus Colorado do Oeste. Esse estudo ocorreu nos meses de dezembro de 2011 e janeiro de 2012 e teve como objetivo promover a aprendizagem de estatística, bem como de questões referentes à fome no Brasil, de modo significativo e pautado em situações reais.  Foi proposto e desenvolvido um trabalho de coleta e análise de dados dos custos e da origem (local de produção) dos itens que integram a cesta básica nas cidades de Colorado do Oeste, Buritis, Cerejeiras, Costa Marques e Porto Velho. Colorado do Oeste apresentou o maior valor médio da cesta básica, R$ 231,49, enquanto que Buritis apresentou o menor valor, R$196,16. Também foi possível obter o custo médio da cesta básica do estado de Rondônia, sendo que esse ficou entre os seis mais baixos quando comparado às localidades em que o DIEESE realiza pesquisa. Além dos resultados apresentados, esse trabalho contemplou os princípios de interdisciplinaridade e a contextualização dos conteúdos de matemática e de geografia, que são defendidos por estudiosos da educação como mecanismos que contribuem para o envolvimento e o interesse dos alunos nas atividades escolares.   

Biografia do Autor

Aparecida Gasquez Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Atuo como docente de Geografia no curso técnico integrado ao médio em agropecuária e nos cursos superiores de Biologia e Engenharia Agronômica. Sou orientadora educacional, possui mestrado na área de educação e me interesse por políticas públicas educacionais, formação e profissionalização docente, prática docente, dentre outras temáticas ligadas à educação.
Publicado
2012-12-21
Como Citar
Sousa, A. G., & Uliana, M. R. (2012). MODELAGEM MATEMÁTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. REVISTA EIXO, 1(2), 30-40. https://doi.org/10.19123/eixo.v1i2.64
Seção
ARTIGOS