Produção de projeto e produtos por meio de atividades de ensino integradoras

  • Ricardo FAUSTINO TELES Instituto Federal de Brasília - IFB Campus Samambaia. http://orcid.org/0000-0002-7405-4971
  • Keila Lima Sanches Instituto Federal de Brasília - IFB Campus Samambaia.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é avaliar o desenvolvimento de projetos e produtos realizados por meio de trabalhos integradores executados pelos alunos do curso Técnico em Móveis do IFB entre os anos de 2012 a 2017. Para tanto, são analisadas as técnicas construtivas empregadas, tipos de materiais e produtos de acabamentos utilizados bem como o processo criativo, além das características que os laboratórios da Instituição e a disponibilidade de insumos para a produção dos objetos. As características de oferta de novas ferramentas, máquinas e insumos contribuem para que os produtos desenvolvidos apresentem características distintas quando comparadas aos primeiros objetos produzidos. Assim, para um melhor desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, o emprego de trabalhos integradores atua como estratégia de consolidação de conhecimentos e a aproximação com o mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Ricardo FAUSTINO TELES, Instituto Federal de Brasília - IFB Campus Samambaia.
Engenheiro Florestal e Mestre em Ciências Florestais pela Universidade de Brasília. Atualmente é Professor de nível Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) no Eixo de Produção Moveleira e doutorando em Ciências Florestais pela Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Tecnologia da Madeira e Produtos Florestais, atuando principalmente nos temas: Madeiras da Amazônia, Propriedades Físicas e Mecânicas da Madeira, Avaliação Não-Destrutiva em Madeira.

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Publicado
2019-12-17
Como Citar
TELES, R. F., & Sanches, K. L. (2019). Produção de projeto e produtos por meio de atividades de ensino integradoras. REVISTA EIXO, 8(2), 3-11. Recuperado de https://arquivorevistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/630
Seção
ARTIGOS