CRIANÇAS NA PUBLICIDADE: ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO DE CRIANÇAS EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS MULTIMODAIS
Resumo
A temática da publicidade infantil tem sido bastante discutida na sociedade brasileira, entretanto, pouca atenção tem sido dada à forma como as crianças são representadas em textos publicitários de produtos que não se destinam ao consumo infantil. Desse modo, neste trabalho, buscamos refletir sobre o modo como as crianças são representadas em anúncios publicitários multimodais publicados em uma revista brasileira semanal de circulação nacional. Para tanto, foram utilizadas a Análise do Discurso Crítica (FAIRCLOUGH [1992] 2001, 2003) e a teoria da Representação dos Atores Sociais (VAN LEEUWEN, 2008) para entender os modos como as crianças são representadas nesses textos. Como se tratam de textos multimodais em que há a prevalência de elementos visuais, a Gramática do Design Visual (KRESS e VAN LEEUWEN, [1996] 2006) foi utilizada para descrever a maneira como os recursos semióticos são utilizados nesses anúncios. Os resultados preliminares indicam que há um processo de mercantilização da imagem da criança por meio do qual os anunciantes tentam associar às suas marcas e produtos valores como diversão, leveza e criatividade. Além disso, as crianças são adultizadas ao terem a sua imagem projetada nos adultos presentes nos comerciais, de quem parecem ser uma miniatura ao serem associadas a produtos de consumo de adultos.
Publicado
2018-06-29
Como Citar
Botelho Cutrim Alves, R. (2018). CRIANÇAS NA PUBLICIDADE: ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO DE CRIANÇAS EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS MULTIMODAIS. REVISTA EIXO, 7(1), 76-85. https://doi.org/10.19123/eixo.v7i1.545
Seção
DOSSIÊ 1
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