REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZA-GEM PARA ESTUDANTES DA REDE E-TEC DO CAMPUS SAMAMBAIA DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

  • JONATHAN ROSA MOREIRA Universidade de Brasília Centro Universitário Projeção
  • JEFFERSON BRUNO PEREIRA RIBEIRO Universidade de Brasília
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem, Sociointeracionismo, Educação a distância

Resumo

A avaliação da aprendizagem, sob uma perspectiva inclusiva, é um procedimento muito importante em qualquer proposta pedagógica, seja na modalidade de ensino presencial ou em Educação a Distência. O objetivo deste estudo é caracterizar a representação social da avaliação da aprendizagem, sob uma perspectiva sociointeracionista, considerando as percepções de estudantes de cursos da Rede E-Tec, mediado em modalidade de ensino em Educação a Distância, do campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília. Para tanto, optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa com o uso da técnica de associação livre de palavras. Percebeu-se que ainda há forte influência das concepções pedagógicas tradicionais que direcionam o significado de avaliação de aprendizagem para o público pesquisado.
Publicado
2018-12-18
Como Citar
MOREIRA, J. R., & RIBEIRO, J. B. P. (2018). REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZA-GEM PARA ESTUDANTES DA REDE E-TEC DO CAMPUS SAMAMBAIA DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA. REVISTA EIXO, 7(3), 142-153. https://doi.org/10.19123/eixo.v8i3.478
Seção
ARTIGOS