APLICAÇÃO DE UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Palavras-chave: desenvolvimento de competências, metodologia de ensino, educação superior, educação tecnológica

Resumo

As exigências do mundo do trabalho repercutem cada vez mais forte no meio educacional, principalmente pela demanda crescente de articulação entre o ensino formal e as competências requeridas na vida profissional. No intuito de contribuir nesta temática, o presente trabalho relata a aplicação de um modelo de desenvolvimento de competências no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade de Tecnologia Senac-DF. Inicialmente é apresentada uma breve discussão sobre a noção de competência e a sua relação com o processo de ensino e aprendizagem, em seguida descreve-se o modelo teórico que norteou o planejamento e execução de um componente curricular prático. Encerra-se este trabalho com uma apreciação geral da aplicação do modelo, das limitações e perspectivas decorrentes desta experiência. Considera-se que o modelo apresentado e aplicado poderá contribuir para a prática docente, sendo necessária continuidade de estudos para a avaliação do impacto sobre a aquisição e o desenvolvimento de competências.

Biografia do Autor

Aline Branquinho-Silva, Faculdade de Tecnologia Senac-DF
Mestre em Ciências e Práticas da Educação e da Formação pela Universidade Lumière Lyon II, França, Especialista em Pedagogia Empresarial e graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília, Professora da Faculdade de Tecnologia Senac-DF.
Carlos Manoel Lopes Rodrigues, Universidade Católica de Brasília
Mestrando em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, pela Universidade de Brasília. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, Especialista em Pedagogia, Professor da Universidade Católica de Brasília.

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Publicado
2017-01-06
Como Citar
Branquinho-Silva, A., & Rodrigues, C. M. L. (2017). APLICAÇÃO DE UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA. REVISTA EIXO, 4(2). https://doi.org/10.19123/eixo.v4i2.218
Seção
ARTIGOS