A percepção das egressas em Letras – Língua Portuguesa sobre sua formação para o ensino de diversidade étnico-racial no Instituto Federal de Brasília
Résumé
Este estudo analisou a percepção das licenciadas em Letras – Língua Portuguesa do Instituto Federal de Brasília (IFB) – turmas de 2017 e 2018 – sobre a formação obtida durante a referida licenciatura no que tange o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena. Este trabalho apresentou e analisou os dados obtidos na pesquisa de natureza mista, realizada por meio de questionário semiaberto aplicado ao grupo de interesse no primeiro semestre de 2019. Verificou-se que, apesar de algumas lacunas, as egressas afirmaram que o ensino de diversidade étnico-racial foi bem trabalhado no IFB, sendo abordado tanto de forma específica quanto de maneira transversal, permeando diversos componentes curriculares ao longo do curso, ao mesmo tempo, estas alegaram a necessidade de continuar os estudos sobre a temática – especificamente a indígena.
Publiée
2021-08-23
Comment citer
Alencar, G. de S., & Nilzelia Maria da Silva Oliveira. (2021). A percepção das egressas em Letras – Língua Portuguesa sobre sua formação para o ensino de diversidade étnico-racial no Instituto Federal de Brasília. REVISTA EIXO, 10(2), 64-74. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i2.870
Rubrique
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