Multiplicidade de linguagens e diversidade de culturas nas aulas de língua portuguesa
Résumé
O objetivo deste texto é apresentar uma proposta de desenvolvimento do componente curricular língua portuguesa no ensino médio que esteja pautada em projetos interdisciplinares na perspectiva dos multiletramentos. Esta proposta de pesquisa-ação fundamenta-se no conceito de projetos de letramento de Kleiman (2000), nas reflexões sobre multiletramentos na escola de Rojo e Moura (2012) e na concepção de autoria e pesquisa no desenvolvimento da aprendizagem de Demo (2015). A definição dos projetos levou em conta: metodologias ativas, trabalho coletivo e colaborativo, valorização do saber dos estudantes, desenvolvimento da consciência crítica, da autonomia e da autoria dos estudantes no processo de aprendizagem. Os resultados parciais demonstram que a proposta acarreta atividades que vão além de sala de aula e que requerem ações de pesquisa e de extensão.
Publiée
2019-12-17
Comment citer
Veruska Ribeiro Machado. (2019). Multiplicidade de linguagens e diversidade de culturas nas aulas de língua portuguesa. REVISTA EIXO, 8(2), 176-185. Consulté à l’adresse https://arquivorevistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/781
Rubrique
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).