Os impactos da cibercultura e da tecnologia digital em nossa percepção estética
Résumé
A proposta deste artigo é discutir a tecnologia digital e suas implicações em nossa percepção estética. A hipótese utilizada é que a cibercultura não representa uma revolução do conhecimento ou da cultura, observando que muitas discussões em defesa desse status revolucionário da tecnologia digital ocorrem no terreno da opinião e da constatação diante das experiências cotidianas, o que não validaria a tese de um paradigma efetivamente novo em relação ao modo de produção decorrente da Indústria Cultural e seus desdobramentos ainda no século XX. A conclusão principal é que a cibercultura é uma continuidade da cultura de massa e não uma ruptura ou revolução do conhecimento.
Publiée
2019-12-17
Comment citer
Marcos Ramon Gomes Fereira. (2019). Os impactos da cibercultura e da tecnologia digital em nossa percepção estética. REVISTA EIXO, 8(2), 88-97. Consulté à l’adresse https://arquivorevistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/779
Rubrique
DOSSIÊ 1
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).