As representações sociais de professoras de língua inglesa para crianças
Résumé
Este artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa acadêmica que teve como objetivo investigar as representações sociais dos professores de Língua Inglesa que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas particulares do Distrito Federal. O embasamento teórico teve como princípio norteador o ensino de línguas estrangeiras para crianças (SANTOS, 2010; ROCHA, 2009; CAMERON, 2001), a vertente da psicologia social e a teoria das representações sociais de Moscovici (1987). A análise dos dados foi realizada considerando-se a Teoria de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2006). As categorias de análise foram estabelecidas a priori pelo perfil das professoras de Língua Inglesa para crianças e pelo processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A análise dos dados apontou, entre outros resultados, que as professoras investigadas consideram importante a inserção da Língua Inglesa ainda nas séries iniciais do Ensino Fundamental, isso porque acreditam que, quanto mais cedo as crianças tiverem contato com a língua estrangeira, mais facilidade terão em situações futuras de aprendizagem.
Publiée
2020-10-26
Comment citer
Guedes, C. S., & Silva, K. A. da. (2020). As representações sociais de professoras de língua inglesa para crianças. REVISTA EIXO, 9(3), 75-85. https://doi.org/10.19123/eixo.v9i3.748
Rubrique
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).