Educação integral: os desafios para um ensino que contemple a formação humana
Résumé
Resumo Esse trabalho visa dialogar com os conceitos de educação em tempo integral e educação integral. Traz reflexão sobre a função da escola no atual contexto social, político e econômico do país, onde essa instituição que deveria oferecer uma educação que emancipa o ser humano acaba, muitas vezes, contribuindo para a reprodução do que está posto na estrutura social vigente. Discute a qualidade educativa pautada na capacidade do ensino focar no desenvolvimento dos aspectos cognitivo, social e motor como preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (Lei nº 9.394/96). Ressalta que pensar em educação integral e educação em tempo integral deve ser uma ideia para além da preparação de mão de obra. Pois, elas precisam ser propulsoras para uma formação que objetive o desenvolvimento humano e sua emancipação enquanto indivíduo singular, portador de deveres e direitos, e, contribuir para o desenvolvimento tecnológico e cientifico do país, independente da condição social e econômica de cada um.
Publiée
2019-05-24
Comment citer
SILVA, A. C. (2019). Educação integral: os desafios para um ensino que contemple a formação humana. REVISTA EIXO, 8(1). Consulté à l’adresse https://arquivorevistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/699
Rubrique
DOSSIÊ 1
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).