Técnicas para o ensino de equação de 1º grau com uma incógnita: uma análise sobre a eficiência dos “atalhos matemáticos” utilizados no ensino de equação

  • Felippe Farias Ferreira Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia de Brasília
  • Thiago Ramos oliveira Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia de Brasília
  • Tiago Felipe Oliveira Alves Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia de Brasília

Résumé

O estudo apresentado pelo presente artigo, tem por objetivo comparar, através de aplicação de método prático de ensino de equações do 1º grau com uma incógnita, e relato de alunos, a relação de efetividade entre a técnica que chamamos, durante o estudo, de “atalho matemático”, que consiste na transposição de termos e mudança de sinal, e a da técnica da balança em equilíbrio, que trata a equação como uma balança e busca, durante a manipulação dos termos, manter o equilíbrio. Foi realizado em uma turma de 6º etapa, do segundo segmento de EJA do Centro de Ensino Fundamental 02 da Cidade Estrutural (CEF 02), de Brasília - DF, no ano de 2017. Apresenta pesquisa bibliográfica a respeito do ensino da álgebra e ,principalmente das equações, além de alguns pontos importantes, citados por outros pesquisadores dessa área, sobre a importância de como se trabalhar o assunto.  

Bibliographies de l'auteur

Felippe Farias Ferreira, Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia de Brasília
DIscente de licenciatura em Matemática,Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia - IFB - Campus Etrutural
Thiago Ramos oliveira, Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia de Brasília
Discente de licenciatura em Matemática,Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia - IFB - Campus Etrutural
Tiago Felipe Oliveira Alves, Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia de Brasília
Docente do Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia de Brasília,Campus Estrutural - LIcenciatura em Matemática

Références

ANDRINE, Alvaro; VASCONCELOS, Maria José. Praticando matemática 7: Edição renovada. 3 ed. São Paulo: Editora DO Brasil, 2012. 278 p.

BARBEIRO, Eulália Da Conceição Canada. A aprendizagem das equações do 1o grau a uma incógnita Uma análise dos erros e das dificuldades de alunos do 7º ano de escolaridade. Universidade de Lisboa Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, ., p. 1-66, jan. 2012. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/8318/1/ulfpie043292_tm.pdf>. Acesso em: 21 set. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Segunda versão revista. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/pdf/4.2_BNCC-Final_MA.pdf>. Acesso em: 02 out. 2017. p. 221-271.

COSTA, Alexandre De Azevedo Silva Gabriella Marques Pereira Da. Equações do Primeiro Grau Uma proposta de aula baseada na análise de livros. INSTITUTO NACIONAL DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA MESTRADO EM MATEMÁTICA - PROFMAT, Rio de Janeiro - RJ, p. 8-64, mar. 2014. Disponível em: <https://impa.br/wp-content/uploads/2016/12/alexandre_azevedo.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2017.

DAMASCENO, Vanessa Da Silva; COSTA, Acylena Coelho; FREITAS, Thais Lorena Melo. EQUAÇÃO DO 1º GRAU: UMA REVISÃO TEÓRICA ACERCA DE SEUS SIGNIFICADOS. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, São paulo -SP, jul. 2016. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/7109_4024_ID.pdf>. Acesso em: 02 out. 2017.

GIOVANNI, José Ruy; CASTRUCCI, Benedito; JÚNIOR., José Ruy Giovanni. A conquista da matemática: A nova. são Paulo: Editora FTD S.A, 2002, p. 32-45, p.132-149.

FREIRE, Raquel Santiago; CABRAL, Bárbara De Sena; FILHO, José Aires De Castro. ESTRATÉGIAS E ERROS UTILIZADOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALGÉBRICOS.. ANAIS do 8º enem - Comunicação científica - GT2, Recife, jul. 2004. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/viii/pdf/02/CC90480732353.pdf>. Acesso em: 01 out. 2017.

MELARA, Rejane. O Ensino de Equações do 1o Grau com significação: uma experiência prática no ensino fundamental. ., São paulo -SP, jan. 2008. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2457-8.pdf>. Acesso em: 02 out. 2017.

MIGUEL, José Carlos. O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE CONCEITOS: IMPLICAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS. Núcleos de Ensino-PROGRAD-UNESP, Rio de Janeiro -RJ, v. 1, p. 375-394, mai./set. 2017. Disponível em: <http://www.gradadm.ifsc.usp.br/dados/20121/SLC0630-1/Ensino-Matematica-Enfoque-Conceitos.pdf>. Acesso em: 27 set. 2017.

ZARDO, Taciana. EQUAÇÕES DO 1o GRAU – UM ESTUDO DIDÁTICO. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, Florianopolis, p. 1-60, mar. 2. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/96543/Taciana_Zardo.pdf?sequence=1>. Acesso em: 27 out. 2017.

Publiée
2019-12-17
Comment citer
Ferreira, F. F., oliveira, T. R., & Alves, T. F. O. (2019). Técnicas para o ensino de equação de 1º grau com uma incógnita: uma análise sobre a eficiência dos “atalhos matemáticos” utilizados no ensino de equação. REVISTA EIXO, 8(2), 165-175. Consulté à l’adresse https://arquivorevistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/681
Rubrique
ARTIGOS