Formação Docente em Licenciatura Química: uma visão geral dos primeiros passos.
Résumé
Este texto foi produzido na observação dos dois primeiros estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Química do IF***-Câmpus***, cujo objetivo foi indagar sobre o perfil das pessoas que ingressam neste. Buscaremos observar como se deslocam os protagonistas imersos nos processos formativos, perceber como as IES contribuem para a escolha e permanecia na carreira profissional. O grupo de oito discentes, foi acompanhado nas atividades, a partir do quinto semestre letivo. No percurso metodológico utilizamos a pesquisa-intervenção, onde o pesquisador observa planos de desvios coletivos, da ordem da subjetivação, na tentativa de compreender desejos, perceber e movimentar pensamentos, sem generalizar as experiências. Foi possível perceber que a docência não admite cenários fechados ou proposições estanques, as Instituições se reformulam conforme legislações e necessidades da contemporaneidade, mudam também os perfis dos que delas se aproximam. Mas, ratificam-se os compromissos em tornar a formação inicia mais eficiente aos futuros educadores.Références
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